segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Como recuperar uma partição no Windows 7

Dias atrás passei por um grande susto e apesar de Murphy ter dado o ar de sua graça, consegui contornar a situação.

Comprei um HD maior para um dos laptops e quis fazer uma "jogada esperta", colocando ele no laptop principal e o do principal em um outro que possui um HD menor. Até aí tudo tranquilo, mas eu não queria passar pelo trabalho de reinstalar tudo novamente no laptop e foi então que tive a idéia de clonar o HD do laptop para evitar isso. Fiz uma pesquisa rápida e encontrei alguns softwares que prometiam fazer essa manobra de maneira bem tranquila.

Coloquei o HD em um case e o plugei via USB para fazer a clonagem das partições, mas como eram muitos gigas para serem copiados, deixei a operação rolando a noite e fui dormir convencido que tudo estarei pronto pela manhã.

Ao verificar se tudo tinha ocorrido bem, descobri que só a primeira partição do HD havia sido clonada e por estar com pressa de resolver esta questão, desisti de toda a manobra e resolvi colocar o HD novo diretamente no outro laptop. Antes disso fui ajustar as partições do HD novo que estava no case, separando espaço para o Windows, Linux e uma partição apenas para arquivos, como eu costumo fazer.

Agora é que a dor de cabeça começou...Abri a ferramenta de Gerenciamento de disco do Windows e mandei ver, mas em um momento de distração removi equivocadamente a partição que contém todos os meus arquivos no HD atual... Quando percebi o que aconteceu de verdade, senti aquele frio na barriga e fui conferir na esperança de tudo estar lá ainda, acessível, como se eu não tivesse feio nada de errado... Só que sim, eu havia apagado a partição!

Devo confessar que o desespero foi grande, mas cruzei os dedos e fui à luta, pesquisando várias coisas até encontrar o MiniTool Partition Recovery e ver uma luz no fim do túnel.

Esta ferramenta é bem fácil de usar e promete recuperar partições removidas de maneira bem simples. 


Para casos como o que aconteeu comigo, ela realmente é perfeita, recuperando toda estrutura da partição e seus arquivos rapidamente! Na página da ferramenta existe um guia ilustrado mostrando passo-a-passo como fazer para recuperar uma partição e ser feliz!

Mas é isso aí pessoal, fica a dica desta ótima ferramenta que me salvou e quem sabe um dia pode ajudar você também!

Grande abraço a todos,
Marco

Nenhum comentário:

Postar um comentário