sexta-feira, 25 de março de 2011

Novidades para a temporada 2011 de Fórmula 1

Finalmente depois da tortura sofrida pelo período de recesso e o cancelamento do Grande Prêmio do Bahrein (que faria a abertura do campeonato), teremos neste final de semana o retorno da F1 com o Grande Prêmio de Melbourne, na Austrália, que terá a honra de fazer abertura da temporada 2011.

E esta temporada trás muitas novidades para as pistas, que prometem aumentar a emoção nas corridas, como o retorno do KERS, asa traseira móvel e um novo fornecedor de pneus. Tivemos também a proibição do difusor duplo e do duto frontal, que geraram muita polêmica e diferença de desempenho entre as equipes nas temporadas passadas.

Agora chega de enrolação e vamos falar um pouco mais sobre as novidades deste ano:

KERS
Ecologicamente correto, este sistema já foi novidade em 2009 e acabou sendo descartado em 2010, mas volta agora, literalmente, com força total.
Seu funcionamento basea-se no armazenamento em uma bateria, de parte da energia gerada pela desaceleração do carro durante as frenagens. Esta energia armazenada pode ser utilizada pelo piloto ao simples toque de um botão, alimentando um motor elétrico que ajuda o motor principal por alguns segundos, adicionando até 80 cavalos de potência! É como um 'nitro' e serve para ajudar em ultrapassagens ou simplesmente 'voar' em uma volta.

ASA TRASEIRA MÓVEL
Mais uma novidade visando facilitar ultrapassagens. Agora com uma lâmina móvel, a asa traseira pode oferecer menos resistência aerodinâmica tornando o carro mais veloz cerca de 10 km/h. Infelizmente seu uso é restrito, sendo liberado apenas em algumas condições, como o carro estar em uma reta ou a apenas 1 segundo de distância do carro a sua frente.

Funcionamento da asa móvel

PNEUS PIRELLI
Retornando a F1, a italiana Pirelli veio para substituir o antigo fornecedor de pneus e chega como uma das grandes novidades também. 
Com o objetivo de aumentar o número de paradas para troca durante a corrida, a nova fornecedora foi orientada a criar compostos que gastem mais depressa, obrigando os pilotos a efetuarem mais ultrapassagens para recuperar as posições perdidas nos boxes. Porém o alto desgaste do pneus tem preocupado bastante equipes e pilotos.

SOMENTE OS MAIS RÁPIDOS SOBREVIVEM
Depois de muita polêmica acerca das equipes novatas e seu desempenho muito inferior (tive a oportunidade de conferir isto ao vivo em Interlagos no ano passado e eles são muito lentos mesmo...), voltará a ser utilizada a regra dos 107% onde serão eliminados do grid os pilotos que na classificação fizerem um tempo superior a 107% do pole position.

Apesar destas serem as principais novidades, vale também citar, com um certo ar de saudosismo, que o retorno da equipe Lotus com as cores preta e dourada, tendo um piloto de capacete amarelo e sobrenome Senna vai deixar emocionado muitos dos fãs de automobilismo, mesmo que Bruno Senna seja apenas piloto de testes e esteja nas pistas somente nos treinos de sexta-feira.

Era isso pessoal, aproveito para desejar um ótimo campeonato para os pilotos brasileiros Rubens Barrichello (Williams) e Felipe Massa (Ferrari).

Grande abraço à todos e nos vemos no próximo post!
Marco

Nenhum comentário:

Postar um comentário